Psiquiatra, Psicanalista e Coach fazem a mesma coisa?
O que fazem esses profissionais e em qual momento necessito buscar ajuda? Todos fazem o mesmo trabalho? Qual devo procurar segundo a minha demanda?
Emerson Franco
12/4/20242 min read
Essas profissões parecem dizer de um mesmo trabalho, que podem ser substituídas umas pelas outras, mas são distintas e ocupam lugares importantes nas questões emocionais, psicológicas ou de desenvolvimento pessoal. Vamos entender melhor cada uma delas a seguir:
Psiquiatra:
Formação: O psiquiatra é um médico, com graduação em Medicina e especialização em Psiquiatria.
Abordagem: O foco do psiquiatra está em diagnosticar e tratar doenças mentais, como depressão, ansiedade, transtornos de humor, esquizofrenia, entre outros. Ele pode prescrever medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos, e também utilizar terapias, embora a maioria dos tratamentos envolva intervenções médicas e farmacológicas.
Objetivo: O objetivo principal é tratar e gerenciar transtornos mentais e emocionais, utilizando a medicina e, em alguns casos, terapias psicológicas.
Psicanalista:
Formação: O psicanalista geralmente tem formação em Psicologia ou áreas afins, mas o diferencial é que ele se especializa na teoria psicanalítica, criada por Sigmund Freud e continuada por vários outros profissionais engajados em expandir a técnica. A formação do psicanalista pode variar, mas envolve um longo período de estudo e análise pessoal.
Abordagem: O psicanalista utiliza a psicanálise, uma abordagem terapêutica que foca no inconsciente, nos processos de repressão, nas experiências infantis e nos conflitos psíquicos. A técnica mais conhecida é a associação livre, onde o paciente fala livremente sobre seus pensamentos, sentimentos e memórias.
Objetivo: O objetivo é ajudar o paciente a entender seus conflitos internos, traumas passados e processos inconscientes que afetam seu comportamento e emoções.
Coach:
Formação: O coach não possui uma formação acadêmica obrigatória específica, como no psiquiatra ou psicanalista. Ele geralmente faz cursos ou certificações em coaching, uma área voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Abordagem: O coaching se concentra em ajudar o indivíduo a atingir seus objetivos pessoais ou profissionais, a melhorar seu desempenho e a tomar decisões mais assertivas. O coach utiliza técnicas de motivação, estabelecimento de metas e estratégias para melhorar a performance e aumentar o seu rendimento em alguma área específica.
Objetivo: O coach visa promover o crescimento pessoal ou profissional de uma pessoa, ajudando-a a se desenvolver, atingir metas e melhorar aspectos de sua vida, como produtividade, liderança e equilíbrio emocional.
Vale ressaltar, da importância de quando estiver em tratamento medicamentoso, buscar iniciar uma psicoterapia (função do psicanalista), para que o processo terapêutico possa auxiliar na melhora do quadro do paciente.